O que é o Steel Frame?
O Light Steel Frame (LSF) ou apenas Steel Frame, como é mais conhecido, é um sistema construtivo industrializado que utiliza perfis leves de aço galvanizado em conjunto com fechamento em placas.
Os perfis leves são conformados a frio e sua montagem formam o esqueleto estrutural (paredes, pisos e telhados). São conhecidos como Guias e Montantes.
Como funciona passo a passo.
FUNDAÇÕES
Como o peso da estrutura de Steel Frame é menor que uma edificação tradicional, as fundações tendem a ser mais simples e menos robustas. No caso de casas e edificações menores, geralmente, as fundações são em Sapatas Corridas ou Radiers.
MONTAGEM E ESTRUTURA
O esqueleto é montado de acordo com o projeto, instalando as guias no piso, seguindo a modulação dos montantes e respeitando as passagens de instalações.
PLACAS E FECHAMENTO
No mercado hoje utiliza-se três tipos de placas para fechamentos:
Placas Madeira OSB (Orientend Strand Board): São placas de madeira que podem fazer o fechamento externo, interno e serve como piso. Sobre elas podem ser aplicados pinturas e revestimentos.
Placas Drywall: placas de gesso acartonado utilizadas para fazer os fechamentos internos e, em seguida, receber pinturas e revestimentos. Há placas específicas para serem utilizadas em áreas molhadas (cozinhas, banheiros, áreas de serviços).
Placas Drywall são apenas para uso interno. As placas além do fechamento, tem uma importante função estrutural que é o contraventamento de toda a estrutura.
Placas Cimentícias: placas de cimento sem amianto, utilizadas para os fechamentos externos e, em seguida, receber pinturas ou revestimentos.
INSTALAÇÕES
As instalações passam no interior das paredes, entre os montantes, e suas saídas são fixadas com perfis metálicos para evitar a movimentação quando no uso.
Uma vantagem do Steel Frame é não gerar quebra-quebra para a passagem e/ou manutenção das instalações. É necessário fazer apenas o corte da chapa, seja cimentícia, osb e drywall, realizar a manutenção e refazer o fechamento.
ISOLAMENTOS
Para garantir o adequado isolamento térmico e acústico, após iniciar os fechamentos e concluir as instalações, insere-se entre as paredes e telhado lã de vidro ou lã de rocha.
ESQUADRIAS
As esquadrias, portas e janelas, são instaladas da mesma maneira que em uma construção em alvenaria, com a utilização de Poliuretano Expansivo (PU) e parafusos autobrocantes.
TELHADOS
A estrutura dos telhados é feita com os mesmos perfis leves das paredes. Os fechamentos também são feitos com placas OSB ou cimentícias e, em seguida, aplicado o revestimento especificado pelo arquiteto ou projetista. Além disso, é colocada o isolamento térmico-acústico.
Vantagens do sistema em relação a alvenaria.
TEMPO DE OBRA
A Agilidade na construção: o Steel Frame possibilita que uma construção seja executada de forma rápida já que a maioria dos seus componentes são pré-fabricados.
QUALIDADE MAIOR NO ACABAMENTO
Maior precisão na execução: como os painéis são fabricados por meios industriais, a precisão e a redução de erros faz com que o steel frame seja um sistema construtivo mais confiável.
SISTEMA ECOLOGICAMENTE CORRETO
Não é necessário o uso de recursos naturais como água para a execução do steel frame. Além disso, gera-se muito pouco lixo e resíduo na sua construção.
REDUÇÃO NO PESO DA ESTRUTURA
Os perfis de aço galvanizado são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura. Por isso, normalmente são utilizadas as fundações superficiais do tipo radier.
Normas técnicas de referência e bibliografia
ABNT NBR 15.575 ; 2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho
ABNT NBR 14.762 ; 2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio
ABNT NBR 6355 ; 2012 – Perfis estruturais de aço formados a frio — Padronização
Referências:
https://pedreirao.com.br/light-steel-frame-passo-a-passo/
https://www.portalsteelframe.com.br/associacoes/abcem-associacao-brasileira-da-construcao-metalica/